05/06/2009

O Dia Mundial do Meio Ambiente

A postagem de ontem, sobre a MP 458, foi para alertar acerca do risco da medida, em "legalizar" a grilagem de terras, assim como alguns ambientalistas vinham afirmando.

Porém, a MP foi aprovada. Recebi a notícia justamente hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente. Como eu disse ontem, agora resta a Marina Silva (PT/AC) pedir diretamente ao presidente Lula, para que ele vete a MP.

Não consegui preparar nada especial para a data de hoje, porém, o Mateus do Amaral, que bloga no Estação Querida, produziu uma série de posts que falam, em prosa e verso, sobre a temática ambiental, aproveitando a data de hoje.

Nós estávamos discutindo o assunto pela internet (a MP 458), pasmos com a declaração do Carlos Minc, dono da pasta do Ministério do Meio Ambiente (de que a medida é uma "vitória ambiental" - vide post anterior), e o Mateus chegou a seguinte conclusão:

- é uma vitória ambiental, mas em termos, porque por um lado vai evitar mais grilagem, diminuir violência etc. Mas regulariza a terra de meia dúzia de filho da mãe que grilou ou caçou gente para tomar a terra...


Foi hoje também no blog da Luma que tomei conhecimento de uma postagem coletiva muito legal,"um mar de histórias", iniciativa pelo blog Faça a sua Parte.

O Faça a sua Parte abriga, inclusive, um calendário verde, explicando as datas ambientais que rolam ao longo do ano; por meio delas, várias blogagens e postagens coletivas são realizadas. E segunda será um desses dias:

Dia 08 de junho, próxima segunda-feira, é o dia mundial dos oceanos. A proximidade da data com o dia do meio ambiente não deve ser coincidência, mas fato é que, cansados de tanta discussão sobre ambiente, a gente termina deixando de lado o dia 08 - e com isso, perde-se uma chance de ter mais pessoas conversando sobre o mar.

Assim, o Notícias Mentirosas vai participar da postagem "um mar de histórias", na segunda-feira, dia 8 de junho, dia mundial dos oceanos. E convida você blogueiro (ou não) a participar também! (:

Vamos agregar as histórias que os amigos e participantes enviarem entre dia 05 e 08 de junho e listar num post na segunda-feira. Convidamos então quem quiser participar a entrar nessa onda, compartilhar a sua história, compartilhar a sua história.
-----

abraços,
e ótimo fim de semana!

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Gabriel, se lullinha não sabe nada, mas se presta atenção à opinião pública, essa medida provisória não passa.
As áreas que serão regulamentadas são áreas já ocupadas até o ano de 2004 e pelo que sei, o governo já realizou permuta com três mil famílias que moram em 70 mil hectares de terras da floresta nacional do bom futuro e foram levadas para um outro local, onde no futuro será construída uma usina. Eles queriam retirar as famílias da área da floresta para torná-la área de preservação ambiental, ocupadas anteriormente, ilegalmente por essas famílias. Até aí se compreende, é um exemplo de permuta bem acertada, mas as brechas farão a festa de espertinhos. O Minc já aceita mudar alguns ítens do texto. vamos ver!
Gabriel, vai postar seu dia na praia? (rs*) quer dizer, no mar? Bom fim de semana! Beijus