23/02/2009

Einstein sobre a crise

"Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. “Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

----
Falando em carnaval há um video-post no blog do Tas sobre "as empresas" que fazem samba enredo em São Paulo. Bem interessante.

Outra. O Rodolfo me mandou, lá da vasta Jataizinho - terra onde há pessoas crazy gritam frenéticas pras pessoas na rua e usam gírias como, terno, piá e chá - me mandou uma ação coletiva daquela ong que tem um panda como logo, a WWF versão Brasil. Aos "cidadãos comuns" (porque há várias categorias, empresas etc) como nós, sugere-se que no dia 28/3 durante uma hora, a partir das 20:30, todos apaguem as luzes, "num ato simbólico, como uma eloquente mensagem de que é possivel agir contra o aquecimento global e as mudanças climáticas", diz a campanha. Tem até banner de contagem regressiva..

Tenho pensado bastante sobre a validade de ações coletivas, como a reciclagem, o quanto elas podem realmente ter efeito positivo sobre o caos do planeta. Algumas pessoas dizem (e eu queria muito ouvir ou ler alguém falando sobre isso) que enquanto as grandes empresas não cessarem os grandes danos contra o Ambiente, de nada adiantará ações individuais.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa essa frase sobre a crise. E ela vale tanto para crises pessoais-existencias como para a crise economica atual por exemplo. Acho que a maioria das pessoas só percebem a necessidade de mudar em momentos de crise. Tenho sentido mto isso das pessoas aqui onde estou. É como o despertar para a urgente luta por mudança. E isso é sempre bom.

Qto as ações individuais, concordo com os que dizem que elas nada adiantarão se forem isoladas, apenas desviam o foco do real problema. E isso é comprovado por números, gá. Mas me parece que deve ser mais fácil transferir a culpa ao indivíduo que interferir nos milhões de uma empresa lucrativa né...

Beijos querido

PS: Adorei esse gatinho lindo do Andy Warhol