19/03/2008

Censura digital

charge: Zé Scafi, no novo site de Amorim

Surpreendeu-me a notícia de que o blog do jornalista Paulo Henrique Amorim, o Conversa Afiada (ao tentar acessá-lo dá erro 404), foi simplesmente deletado pelo portal que o abrigava, o IG. Não contente, conforme informou no blog Vi o Mundo, o Luiz Carlos Azenha, o portal retirou do ar o Conversa Afiada sem qualquer aviso prévio aos leitores. Um fiasco.

Fico pensando cá no absurdo desta decisão (histórica) e que possibilidades de indenização, ou qualquer outra "amenidade" o PH conseguirá. Você vai para a cama e, no dia seguinte, sua página na internet, visitada por zilhões de pessoas, num passe de mágica, desaparece, não está mais lá, nem para consultas, nem para acessar conteúdo, nem para nada.
Os leitores, por sua vez, imaginam haver alguma falha, pois reducionalmente não há uma mínima explicação sobre o encovado.

PH se pronunciou breve acerca do sumiço no portal do IG, no seu novo site, como não podia deixar de ser, Conversa Afiada.

Com a atitude do IG, penso eu, o portal perde por completo a credibilidade. Eu é que não vou ler informação de quem exclui blog e, sobretudo, conteúdo de um baita jornalista, assim "do nada", sem informes, sem respeito, sem dignidade, importância. Não encontro outra palavra: censura.
O prêmio IBEST - premiação de várias categorias de websites, organizado pelo IG - como retalhou também o Azenha, é outro que perde o respeito. Perdemos todos.


Metalinguagem
A primeira vez que li o antigo Conversa Afiada (através do blog do Suzano), gostei bastante das opiniões ali expostas, descobri o termo PIG (Partido da Imprensa Golpista), e passei a frequentar o espaço de vez em quando.
--------

& Portishead - Dummy, disco clássico que praticamente definiu um gênero 90tista, o trip-hop &

3 comentários:

O Esporte É disse...

No mês passado o mesmo aconteceu com o "Blog do Paulinho", que faz denúncias do mundo esportivo e estava no UOL.
UOL, IG, Terra, Globo.com ... eles continuam controlando conteúdo.
Você pode escrever o que quiser na internet.
Desde que as pessoas não leiam, senão será deletado.
Democrático né?

Alberto disse...

Só para lembrar que o blog da ocupação da USP estava hospedado no portal Terra e foi apagado de uma hora para outra.
Na Caros Amigos de setembro último, PH Amorim falava que o seu contrato com o IG foi feito com muitos detalhes que davam grande liberdade a ele. Pelo jeito, não era liberdade suficiente ou a liberdade esbarrou no poder de alguma grande empresa.
Belo post
Abraço

Rod Brandão disse...

Este foi um exemplo claro na nossa futura sensura. Ops, ou pode ser do retrocesso, que os ignorantes sempre fizeram acontecer no ratro da história.

Nunca foi de acompanhar o site, mas só por isso já deu pra ter uma boa noção da gravidade que é acabar com conteúdos dos bons, na internet. Acho mesmo que ele (IG) deveriam, mesmo, deletar às páginas de conteúdo adulto. De sacanagem. Mas olha só meu caro, fica esperto, vai numa dessa eles resolvem apagar oque agente escreve por aqui deles, né!

Abraço brow!