24/09/2009

Da castração a farsa

Retomando o tema "castração poética", que o curso técnico de jornalismo me proporcionou:


“A poesia tem um caráter duplamente ‘revolucionário’: primeiro porque vai contra o mundo-mercadoria que cada vez mais domina a face do planeta, e seu caráter lúdico torna-se transgressor: ela não pertence à lógica e ao mundo da compra-e-venda. A poesia é gratuita, ‘não tem finalidade’, sua utilidade é sua in-utilidade: mostrar ao mundo da produção e do consumo sua contra-face, oculta, sufocada – o mundo da imaginação e da sensibilidade, ‘incontrolável’ mundo dos sentimentos do qual a razão nunca vai tomar posse. Como disseram grandes poetas e escritores que sofreram nas prisões, a única coisa que nunca pode ser aprisionada é a imaginação. E a imaginação pode nos proporcionar a poesia mais profunda, as viagens mais alucinantes; mesmo na clausura mais recôndita do mundo (HAESBAERT, 2002, pág. 147)”.



Esta passagem foi retirada de um excelente artigo "Um brinde a farsa do Woodstock", sobre o grande evento musical do rock, onde Ugo Medeiros desmistifica o tripé lema "paz, amor e rock n roll", que é na verdade uma certeira e bem sucedida empreitada da indústria fonográfica, visando claro, ao lucro.

*PS. achei o artigo pesquisando no google a tag "jornalismo musical".


22/09/2009

Burro Morto é fóda!


Se alguém me perguntasse hoje, que som novo tenho ouvido, com certeza eu diria Burro Morto.
A banda é de João Pessoa (PB), faz um som instrumental, com uma pegada psicodélica forte.

Olha que massa a definição deles:

"Surgiu mutilado, teve seus retalhos re-costurados e agora percorre os caminhos sonoros atento às cores e nuances. Respira groove, enche os pulmões de psicodelia, entorta os compassos e regurgita melodias inusitadas.”

E se você não sabe o é que AFROBEAT, então aí está outro motivo para ouvir o EP de lançamento do grupo, "Varadouro". Faça o download completo aqui.
----

Conheci o Burro Morto pesquisando bandas independentes na internet para a minha mais nova empreitada musical, o blog "Over Música", que deseja exaltar a cena alternativa musical, sobretudo aquela feita no braço, de maneira independente. Ficarei imensamente feliz com a sua visita  (:

* provavelmente este blog vai passar por mudanças no layout logo menos. Será a segunda alteração e, certamente, a definitiva.


21/09/2009

sing in the room

Da série: desejos psicodélicos bem possíveis


Depois, meio assim amolecido, meio assim meio calor, meio assim meio comido, curtindo uma sesta na cama, bem que  o sempre branco teto poderia ter-se aberto todinho, por inteiro, pra chuva cairnos, molhar, e limpar a nossa alma e encharcar o colchão de nós mesmos.

Nesse caso, se a chuvinha virasse tempestade, don t worry, eu arrancaria do bolso a minha capa do batman (é sério), que nos caberia a nós dois confortavelmente molhados.
----


* esse negócio de curso técnico de jornalismo me castraram algumas habilidades (?) poéticas desenvolvidas no período paleozóico.